Pessoalmente | Especialidades
325
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-325,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-16.7,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

ESPECIALIDADES

Psicologia Clínica e da Saúde

Psicologia Clínica e da Saúde é uma especialidade da Psicologia referente à competência científica para aplicação dos conceitos, metodologias e técnicas na área clínica e da saúde, nomeadamente no diagnóstico, avaliação psicológica, intervenção, planeamento, monitorização, intervenção psicológica, avaliação da intervenção, conceptualização de caso e investigação.

Fonte: Orientações para as Especialidades da Ordem dos Psicólogos.

Psicoterapia

A Psicoterapia é um tratamento psicológico (individual ou grupal), “eticamente informado, baseado em princípios científicos enquadrados teoricamente no contexto da relação com um profissional, com o propósito de reduzir o sofrimento psicológico, promovendo o desenvolvimento pessoal e a possibilidade de fazer escolhas livres e conscientes. O processo psicoterapêutico desenvolve-se no contexto de uma relação de confiança que, através da expressão verbal, corporal, ou outras, permite o psicoterapeuta e o paciente/cliente cooperem no sentido da mudança”.

 

Esta especialização avançada é concluída numa das Associações ou Sociedades de Psicoterapia com protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Fonte: Orientações para as Especialidades da Ordem dos Psicólogos.

Neuropsicologia

Neuropsicologia é uma especialidade avançada dentro da Psicologia Clínica e da Saúde que se dedica ao conhecimento das relações entre o funcionamento cognitivo, afectivo e outros fenómenos da vida mental com o sistema nervoso em geral, e o cérebro em particular; através de uma variedade de métodos e técnicas (da Psicologia em geral, Neuropsicologia especificamente e de outras neurociências).

 

A Neuropsicologia pode servir fins diagnósticos e prognósticos, mas também de planeamento, decisão, implementação e avaliação de programas de intervenção individual e em grupo para gestão comportamental, psicoeducação, apoio psicológico, bem como estimulação, manutenção ou reabilitação das funções neuropsicológicas, nos diferentes contextos e fases do ciclo de vida.

Fonte: Orientações para as Especialidades da Ordem dos Psicólogos.

Saúde Ocupacional

É uma especialidade avançada dentro da Psicologia Clínica e da Saúde. Em termos da saúde ocupacional dos trabalhadores, os psicólogos podem intervir na avaliação dos riscos psicossociais.

 

“As transformações ocorridas nos últimos anos complexificaram a saúde e a segurança no trabalho. Aos fatores de risco tradicionais (físicos, químicos e biológicos) que têm de ser geridos e eliminados, acresceram os riscos psicossociais, com um enorme impacto económico e social nas empresas, nos trabalhadores e na economia dos países.

 

Nos últimos anos, os gestores e, em particular, os gestores de RH, viram-se confrontados com a exigência de gerir e monitorizar um conjunto de riscos que ameaçam e diminuem a saúde mental dos trabalhadores, aumentando os níveis de stress e ameaçando a saúde física e psicológica, causando ansiedade, insónia, depressão, burnout, adição (álcool, drogas, psicotrópicos) e, nalguns casos, suicídio.

 

Em termos da saúde ocupacional dos trabalhadores, os psicólogos podem intervir na avaliação dos riscos psicossociais, na intervenção com vista a treinar os colaboradores das organizações em estratégias de coping para gerir o stress e outros riscos psicossociais, bem como na promoção de estilos de vida mais saudáveis.”

Fonte: Orientações para as Especialidades da Ordem dos Psicólogos.