Pessoalmente | Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
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Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), são uma condição do neurodesenvolvimento, com etiologia multifatorial (causas genéticas e ambientais) caracterizada por alterações ao nível da comunicação (verbal e não verbal) e interação social, e pela presença de padrões de comportamento, interesses ou atividades, restritos e repetitivos. O termo “espetro” surgiu para dar resposta à diversidade de sintomas e diferentes graus de gravidade com que estes sintomas podem manifestar-se.

Apesar de terem um caracter permanente, dada a heterogeneidade dos sintomas, quanto mais cedo estas perturbações forem diagnosticadas mais expressiva poderá ser a evolução em termos de funcionalidade e menor poderá ser o impacto transversal na vida da criança, jovem e adulto.

Embora existam casos em que os sinais e sintomas são mais subtis evidenciando-se apenas na fase da adolescência e idade adulta, em idades mais precoces poderão ser observados os seguintes sinais de alerta:

  • Até por volta dos 6 meses:
  • Ausência de contacto ocular;
  • Não responder com um sorriso ou expressão feliz;
  • Tendência para fixar objetos;
  • Mímica facial pobre…
  • Até por volta dos 12 meses:
  • Não usar gestos na comunicação (e.g. apontar);
  • Não responder ao chamamento;
  • Alteração da reatividade sensorial…
  • Entre os 18 e 24 meses:
  • Não balbuciar;
  • Não dizer palavras isoladas;
  • Não brincar ao “faz de conta”…
  • Entre os 2 os 6 anos:
  • Capacidades sociais restritas, com tendência ao isolamento;
  • Dificuldade em aceitar a mudança;
  • Interesses restritos;
  • Comportamentos estereotipados ou repetitivos;
  • Dificuldade no pensamento abstrato;
  • Interpretação literal da linguagem…

Perante estes sinais existem diversas estratégias que poderão ajudar, entre elas:

  • Estabelecer rotinas consistentes (e.g. sono, alimentação, tarefas diárias);
  • Antecipar e estruturar uma mudança;
  • Reduzir os estímulos associados à execução de uma tarefa;
  • Explicar uma tarefa nova uma etapa de cada vez, usando frases simples e exemplificando;
  • Organizar uma tarefa por etapas, recorrendo a imagens e cores, se necessário.

Salienta-se que os sinais descritos são apenas alguns dos sinais que poderão ser observados, sendo imprescindível que a criança/jovem/adulto em causa sejam avaliados por um pediatra, médico ou psiquiatra e acompanhados por uma equipa multidisciplinar (terapia da fala, psicomotricidade, psicologia, terapia ocupacional, ensino especial…), que ajustarão a intervenção de acordo com o perfil e necessidades.

Para mais informações Abordagem Diagnostica e Intervenção na Perturbação do Espetro do Autismo em Idade Pediátrica e no Adulto:

https://normas.dgs.min-saude.pt/wp-content/uploads/2019/09/Abordagem-Diagnostica-e-Intervencao-na-Perturbacao-do-Espetro-do-Autismo-em-Idade-Pediatrica-e-no-Adulto_2019.pdf.

https://apsa.org.pt/pt/

https://pin.com.pt/perturbacoes-do-espetro-do-autismo-pea/

https://cadin.net/

https://vencerautismo.org/

 

Esperemos que tenha gostado e que o tema possa servir curiosas reflexões, bem como explorações internas/ externas! Partilhe com (ou identifique no texto) todas as pessoas a quem sinta fazer sentido esta leitura…  Todos os contributos muito bem vindos!

Isabel Salvado, Psicóloga na Pessoalmente ®