02 Apr Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), são uma condição do neurodesenvolvimento, com etiologia multifatorial (causas genéticas e ambientais) caracterizada por alterações ao nível da comunicação (verbal e não verbal) e interação social, e pela presença de padrões de comportamento, interesses ou atividades, restritos e repetitivos. O termo “espetro” surgiu para dar resposta à diversidade de sintomas e diferentes graus de gravidade com que estes sintomas podem manifestar-se.
Apesar de terem um caracter permanente, dada a heterogeneidade dos sintomas, quanto mais cedo estas perturbações forem diagnosticadas mais expressiva poderá ser a evolução em termos de funcionalidade e menor poderá ser o impacto transversal na vida da criança, jovem e adulto.
Embora existam casos em que os sinais e sintomas são mais subtis evidenciando-se apenas na fase da adolescência e idade adulta, em idades mais precoces poderão ser observados os seguintes sinais de alerta:
- Até por volta dos 6 meses:
- Ausência de contacto ocular;
- Não responder com um sorriso ou expressão feliz;
- Tendência para fixar objetos;
- Mímica facial pobre…
- Até por volta dos 12 meses:
- Não usar gestos na comunicação (e.g. apontar);
- Não responder ao chamamento;
- Alteração da reatividade sensorial…
- Entre os 18 e 24 meses:
- Não balbuciar;
- Não dizer palavras isoladas;
- Não brincar ao “faz de conta”…
- Entre os 2 os 6 anos:
- Capacidades sociais restritas, com tendência ao isolamento;
- Dificuldade em aceitar a mudança;
- Interesses restritos;
- Comportamentos estereotipados ou repetitivos;
- Dificuldade no pensamento abstrato;
- Interpretação literal da linguagem…
Perante estes sinais existem diversas estratégias que poderão ajudar, entre elas:
- Estabelecer rotinas consistentes (e.g. sono, alimentação, tarefas diárias);
- Antecipar e estruturar uma mudança;
- Reduzir os estímulos associados à execução de uma tarefa;
- Explicar uma tarefa nova uma etapa de cada vez, usando frases simples e exemplificando;
- Organizar uma tarefa por etapas, recorrendo a imagens e cores, se necessário.
Salienta-se que os sinais descritos são apenas alguns dos sinais que poderão ser observados, sendo imprescindível que a criança/jovem/adulto em causa sejam avaliados por um pediatra, médico ou psiquiatra e acompanhados por uma equipa multidisciplinar (terapia da fala, psicomotricidade, psicologia, terapia ocupacional, ensino especial…), que ajustarão a intervenção de acordo com o perfil e necessidades.
Para mais informações Abordagem Diagnostica e Intervenção na Perturbação do Espetro do Autismo em Idade Pediátrica e no Adulto:
https://pin.com.pt/perturbacoes-do-espetro-do-autismo-pea/
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Isabel Salvado, Psicóloga na Pessoalmente ®